Seguidores

domingo, abril 12, 2009

Artemísias

Quero falar de duas "Artemísias" : uma é artista, pintora; a outra é muito usada na Medicina Chinesa.
Artemísia Gentileschi foi uma pintora muito à frente no seu tempo. Nasceu em Roma, em 1593 e por volta de 1630 fazia sucesso com suas pinturas. Filha de pintor de corte, morou na Inglaterra e se separou do marido pra continuar pintando. Este auto-retrato encantou o rei inglês Charles I


Self-portrait as the Allegory of painting

fonte: http://www.artemisia-gentileschi.com/new_images/self.jpg

Era fascinada pela obra de Caravaggio e, como ele, pintou uma cena da mitologia grega - observem como ela dramatiza a decapitação de Holorfenes- Judith empurra sua cabeça e a corta "sem dó":

Judith Slaying Holofernes

A outra Artemísia é matéria prima usada para a Moxabustão, já ouviu falar? "Moxabustão" ou simplesmente "moxa" é uma técnica da Medicina Chinesa onde é usada a artemísia pura ou em combinação com outros elementos, para tratamento das efermidades. Geralmente ela é usada (e muito eficaz) para "aquecer" o corpo, retirar umidade dos meridianos e dos Zang-Fu (órgãos e vísceras, lembra?), tonificar pessoas muito depauperadas energeticamente. As formas mais comuns de moxa são

em bastão:


em suportes:


associada à acupuntura:

Mas lembre-se, não tente usar a moxa sozinho - é necessária a identificação do problema e a real necessidade do uso; além do que, ela queima!

Um comentário:

  1. Outro dia fiz uma massagem com uma japonêsa que aplica a Moxabustão.Sempre tenho dores mesculares muito forte,até hoje nem um médico descobriu o que me causa as dores.
    E a pessoa proximou demais a brasa sobre meu braço e me queimou.Fiquei vários dias com os dois braços roxos,mas depois acabou sumindo,mas confesso que fiquei preocupada.
    Abços

    ResponderExcluir