Seguidores

domingo, maio 31, 2009

Vamos falar de dietas (2)

Primeiro quero me desculpar pela demora entre um post e outro, mas perdi tuuudo do meu computador e fiquei fora do ar... Agora estou voltando - Terra chamando.
E por falar em Terra, este é um dos cinco elementos de estudo da MTC, fundamental para ser observado quando falamos de dieta - e também quando falamos de absorção de alimentos. Pertecem a Terra, os órgãos (Zang Fu) estômago e baço (Wei e Pi respectivamente) onde começa toda a absorção de energia advinda dos alimentos e também, claro, todos os desequilíbrios se a coisa não andar muito boa.
O que pode acontecer? Dentre váras respostas, uma é se o estômago fica depauperado de Qi, meio caminho é andado pra coisa ficar bamba - ele não absorve o Qi dos alimentos e não manda pro baço - calma é assim que funciona com a energia, nada de intestino delgado, grosso e os finalmentes; a energia pura ascende depois do baço para os pulmões e pro coração... vai fazer Xue (sangue) e vários outros "Qis" de defesa, nutrição - vixi, vai que vai... E num descompasso por aí, tudo vai começar a capengar, e vai seguir capenga, interferindo em todo o resto.
Mas não fique muito preocupado, quase todos nós, mortais, sofremos de desequilíbrio em Terra, principalmente pra gente que sofre e sempre sofreu com a balança: o estomago (Wei) é freqüentemente atacado por estados emocionais alterados; então, modernoso, fica difícil escapar, né?
Um tratamento estético de acupuntura irá melhorar a situação emocional do indivíduo; é por aí que a coisa deve começar e permanecer. Deve haver sim uma dieta que facilita a recuperação energética do estomago (Wei) e do baço (Pi), com alimentos que irão fortalecer o elementoTerra... o foco é fortalecer e reequilibrar Terra (nada a ver com calorias); deixar o organismo forte para que quando naturalemente reestabelecido, ele possa absorver o que lhe interessar e mandar embora o que não. No próximo post listarei os alimentos que podem fortalecer a Terra, assim como aqueles que podem interferir na sua saúde. Vamos pouco a pouco. Hoje sem artistas... grande abraço, até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário