Seguidores

segunda-feira, outubro 11, 2010

"Uns Comem, outros Engordam"...

Estou lendo o livro que leva o mesmo nome do título desse post.
Estou adorando!
Sempre achei muito curiosa essa história de contagem de caloria, e esse livro vem ao encontro do meu "achômetro". Dr. Alfredo Toledo de Oliveira e Souza, o autor, desmistifica a idéia de engordar por causa das calorias e nos coloca um outro panorama que passa pelo o que ele chama de resistência da obesidade, destacando a importância de conhecer e ativar os queimadores de gordura naturais do corpo, dando dicas de combinações alimentares inteligentes, que segundo ele, ajudam a reduzir o peso corporal... legal, né?
Vou terminar de ler e contarei mais!

Créditos para a editora: www.iatria.com.br 
Clique aqui para ver o sumário do livro.

segunda-feira, setembro 20, 2010

Movimento Contra o Linfoma


É um tipo de câncer que surge no sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. Pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é na adolescencia, entre os 15 e os 19 anos, que acontece o maior numero de casos.
A principal característica da doença é o aumento dos gânglios da garganta, axilas e virilha, muitas vezes vistos a olho nu. Ainda não se sabe como prevenir. Por isso o auto-exame é fundamental para que a pessoa note essas diferenças no seu corpo e procure um onco-hematologista, médico especialista desta área. Assim, quanto antes o linfoma for diagnosticado, maiores as chances de cura.

Alguns dados importantes

• No mundo, cerca de um milhão de pessoas têm linfoma nesse momento.
• No Brasil, 12 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma anualmente, o que significa mais de uma pessoa a cada hora.
• O linfoma é o 3º câncer mais comum em crianças.
• O linfoma é o 5º câncer mais comum em mulheres e o 6º em homens.
• A incidência dessa doença aumenta em nosso país a cada ano.
• No Brasil, milhares de pessoas estão envolvidas diretamente com esta causa. Mas ainda é muito pouco.
Quais são os sintomas?
Além do inchaço dos gânglios linfáticos nas regiões do pescoço, axilas e virilha, também são comuns sintomas como febre, suor noturno, fadiga, perda de peso, perda de apetite e coceira na pele. Se eles persistirem por 15 dias, é vital buscar uma assistência médica. Alguns pacientes não apresentam qualquer sintoma e a doença é descoberta por acaso num exame de rotina. Por isso, fique atento a qualquer alteração corporal, que é essencial para um melhor tratamento.

Se tiver dúvidas, ligue para 0800-773 9973
assista a outro video sobre o linfoma: http://www.youtube.com/watch?v=DA06qmZhxVU&NR=1











Campanha contra o linfoma

http://www.youtube.com/watch?v=FppGuTdvyI4&feature=player_embedded

domingo, setembro 19, 2010

Um tipo de dor de cabeça

Cefaléia... vixi! 
A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns observados em pacientes nos ambulatórios. Se formos  futucar esse assunto, vamos descobrir que tem cefaléia de diversas causas- desde aneurismas, abcessos cerebrais, casos bizarros de antraz e ebola (aqueles do bioterrorismo mesmo), até causas ditas "idiopáticas" isto é, sem causa definida. E estas somam uma média enorme dos casos de dores de cabeça- o médico fuça de lá, fuça de cá e depois daquela bateria de exames te fala: não achamos nehuma causa para sua dor de cabeça; outro diria: você não tem nada. :-o
Vou falar então sobre uma das causas da dor de cabeça na visão da MTC (Medicina Tradicional Chinesa).


A imagem é de Pablo Picasso e chama "Cabeça de Mulher". Não foi à toa que eu a escolhi. As mulheres disparam quando o assunto é esse.
São dois fatores que precisam ser esclarecidos pra explicar essa prevalência.
1) na cabeça há o encontro de todo o yang do corpo (ou começam ou terminam na cabeça).
e 2) o útero, que é um órgão exclusivamente feminino, está ligado energéticamente ao fígado e à vesícula biliar.
O fígado, apesar de não ser tipicamente yang,  é danado pra acumular energias yang do tipo  raiva, frustrações, aqueles "sapos" que a gente engole de vez em quando. E ele não aguenta sozinho- sobra  pra vesícula biliar, sua companheira yang.
Agora, como nas mulheres o fígado comanda o útero, sobra pra ele também que pode receber essa tal de "energia de sapos engolidos". E na contra mão, quando o útero sofre sozinho (com problemas geralmente da menstruação) faz sofrer também o fígado, a vesícula biliar e dá-lhe dor de cabeça!
E esse tipo de afecção dá aquela dor de cabeça nas têmporas, na parte lateral da testa e por cima dos olhos, e geralmente pode vir com tontura e eventuais coceiras no couro cabeludo.
Alimentos que fazem mal pro fígado (álcool, gorduras, café, chocolate-snif!)  também vão desencadear a danada, a vovó já sabia disso.
Mas o assunto é muuuuito maior que esse pequeno apontamento, tenha certeza disso! E se você sofre com isso, precisa ser diagnosticado corretamente por um bom profissional. E tem que fuçar tudo mesmo, fazer exames e mais exames, vai que acha alguma coisa do tipo "encefalite do oeste do nilo" (colei essa do livro hehe...)

Mas conselho de avó a gente ouve: cuide-se, não se "entupa de sapos", faça exercícios regularmente, respire, coma e pense melhor. Seu corpo, integralmente, agradece!



quinta-feira, setembro 09, 2010