Seguidores

domingo, setembro 19, 2010

Um tipo de dor de cabeça

Cefaléia... vixi! 
A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns observados em pacientes nos ambulatórios. Se formos  futucar esse assunto, vamos descobrir que tem cefaléia de diversas causas- desde aneurismas, abcessos cerebrais, casos bizarros de antraz e ebola (aqueles do bioterrorismo mesmo), até causas ditas "idiopáticas" isto é, sem causa definida. E estas somam uma média enorme dos casos de dores de cabeça- o médico fuça de lá, fuça de cá e depois daquela bateria de exames te fala: não achamos nehuma causa para sua dor de cabeça; outro diria: você não tem nada. :-o
Vou falar então sobre uma das causas da dor de cabeça na visão da MTC (Medicina Tradicional Chinesa).


A imagem é de Pablo Picasso e chama "Cabeça de Mulher". Não foi à toa que eu a escolhi. As mulheres disparam quando o assunto é esse.
São dois fatores que precisam ser esclarecidos pra explicar essa prevalência.
1) na cabeça há o encontro de todo o yang do corpo (ou começam ou terminam na cabeça).
e 2) o útero, que é um órgão exclusivamente feminino, está ligado energéticamente ao fígado e à vesícula biliar.
O fígado, apesar de não ser tipicamente yang,  é danado pra acumular energias yang do tipo  raiva, frustrações, aqueles "sapos" que a gente engole de vez em quando. E ele não aguenta sozinho- sobra  pra vesícula biliar, sua companheira yang.
Agora, como nas mulheres o fígado comanda o útero, sobra pra ele também que pode receber essa tal de "energia de sapos engolidos". E na contra mão, quando o útero sofre sozinho (com problemas geralmente da menstruação) faz sofrer também o fígado, a vesícula biliar e dá-lhe dor de cabeça!
E esse tipo de afecção dá aquela dor de cabeça nas têmporas, na parte lateral da testa e por cima dos olhos, e geralmente pode vir com tontura e eventuais coceiras no couro cabeludo.
Alimentos que fazem mal pro fígado (álcool, gorduras, café, chocolate-snif!)  também vão desencadear a danada, a vovó já sabia disso.
Mas o assunto é muuuuito maior que esse pequeno apontamento, tenha certeza disso! E se você sofre com isso, precisa ser diagnosticado corretamente por um bom profissional. E tem que fuçar tudo mesmo, fazer exames e mais exames, vai que acha alguma coisa do tipo "encefalite do oeste do nilo" (colei essa do livro hehe...)

Mas conselho de avó a gente ouve: cuide-se, não se "entupa de sapos", faça exercícios regularmente, respire, coma e pense melhor. Seu corpo, integralmente, agradece!



2 comentários:

  1. muito bom sempre por a cabeça por novas janelas para ver que há outras paisagens, ou para quem preferir, uma mesma mas que pode ser vista de várias formas e por vários ângulos. trazer seus saberes a quem estiver a fim é abrir novas janelas. continue compartilhando Drica os seus olhares, pois como já dizia o velho Vinícius "pra que somar se a gente pode dividir" ;)

    fique bem sempre, querida!

    do lado de cá beijos meus,
    G

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela grande força e pelos olhos abertos, melhor dizendo, a cabeça aberta. To com saudade de você.

    ResponderExcluir