Seguidores

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Coração - Shen

Esta é a imagem do papa Julio II, pintada por Rafael no Vaticano e que hoje "mora" na National Galery em Londres. Fui inspirada, quando a vi, pra falar sobre o entendimento do que é o Coração* para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Entender a MTC não é uma coisa tão fácil, uma vez que se fala de uma cultura e de uma vivência não inserida em nós, gerados e criados sob outra cultura. Portanto, entender a cultura e tentar sentir os ensinamentos nos faz compreender aos poucos o sentido desta medicina.
Notem: eu usei os verbos "entender" e "sentir"... Para o chines, isso é uma coisa só; e isso é uma faculdade que habita o Shen*, o coração, a mente-espírito (sem querer aqui colocar religião na panela). Falamos de anima!
O Shen* está no coração; é o coração físico e energético. Seu elemento é o Fogo e sua cor vermelha. Ocupa o lugar anatomico no Triplo Aquecedor Superior -se dissecarmos alguém, isso não é visto, mas para a Anatomia "Chinesa", este órgão-lugar (energético) existe.
Vejam o quadro: o papa, apesar de tristinho e prostado (ele estava gripado e morreu de gripe pouco tempo depois de Rafael ter começado a pinta-lo; aliás, Rafael quando terminou o papa já havia morrido); pois bem, o papa veste um manto vermelho que ocupa um lugar que poderíamos considerar o Triplo Aquecedor Superior (TA superior), é vermelho e passa a sensação de quente - to viajando muito? .... tomara!
O importante é usar a faculdade de entender e sentir... isso é do Shen*, isso é do coração... isso é arte!

4 comentários:

  1. Querida, eu que entendo pouquíssimo de medicina, nada de chinês e ainda menos de coisas do coração, só posso contribuir para este "post" alertando para que ninguém se engane com essa carinha de papai noel do Papa Julio II, conhecido como "o Terrível". Foi um dos mais "mundanos" de todos os papas, preocupado com batalhas, intrigas políticas, conquistas de territórios e riquezas (e damas...Teve (só) 3 filhas). Foi um dos homens mais poderosos e temidos de toda a Renascença, inimigo mortal dos Borgia e do não menos "bonzinho" Alexandre VI (Rodrigo Borgia, papai da Lucrécia, aquela florzinha...).
    Um pouquinho de cultura inútil não faz mal a ninguém, certo? Cada um dá o que tem...
    Beijo
    P.S. Agradeço, lisonjeadíssimo, a menção ao popularíssimo e vetusto "Só dói"!

    ResponderExcluir
  2. Cada um dá o que tem mesmo, querido amigo! Não sabia que "esse" era o papa terrível! Que infeliz história! Bom, mesmo assim, o que vale aqui é conhecer um pouquinho mais de Arte e Acupuntura e ... viajar um pouquinho. Mas saiba que você e seus comentários serão muitíssimos sempre bem vindos. Beijo no Shen!

    ResponderExcluir
  3. Cada um dá o que tem mesmo, querido amigo! Não sabia que "esse" era o papa terrível! Que infeliz história! Bom, mesmo assim, o que vale aqui é conhecer um pouquinho mais de Arte e Acupuntura e ... viajar um pouquinho. Mas saiba que você e seus comentários serão muitíssimos sempre bem vindos. Beijo no Shen!

    ResponderExcluir
  4. Cara companheira, sou massoterapeuta há 11 anos e iniciei a formação de Acupuntura mês passado ... portanto ainda novinha no assunto. Mas como o mestre falou tanto em SHEN, gostaria que me falasse mais sobre o seu entendimento do significado real do SHEN.
    Atenciosamente,
    Tereza Brasileiro

    ResponderExcluir