Seguidores

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Yin e Yang

Depois da minha última postagem, recebi um e-mail do meu pai dizendo que tinha gostado muito do blog, mas me sugeriu "focar" mais nas questões da Acupuntura Estética. Na mesma semana, atendi uma paciente (e amiga) que, preocupada, sugeriu-me usar apenas "pontos na barriga", por que havia chegado atrasada...

Queridos, entendo a preocupação de vocês, mas gostaria de dizer que não há meio de conhecer a Acupuntura (e a Acupuntura Estética) sem ampliar muitos outros conceitos gerais; não há meio de tratar "a barriga" sem, às vezes, usar o "pé" - tudo faz parte de um todo, integrado e coeso, equilibrado e mutante.
Por isso, resolvi fazer algumas considerações sobre uma das várias correntes (ou escolas) do pensamento chinês: a do Yin e do Yang. É impossível falar de acupuntura sem que tenhamos esses conceitos entendidos.
A filosofia taoísta, base da Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.) e, portanto, da acupuntura, considera o mundo como um todo e esse todo é o resultado da unidade contraditória de dois princípios. Que esta oposição também cria o equilíbrio entre tudo e dá origem ao desenvolvimento e à transformação dos objetos, pois, segundo a tradição, há um Yin, há um Yang, não podendo haver um sem o outro, ou seja, o Yin contém o Yang e este aquele.





Quando olhamos ao nosso redor verificamos essa polaridade manifestada nos seres e em todas as coisas, cujos aspectos Yin e Yang podem ser exemplificados; olhemos para as Catedrais de Monet:

Estas pinturas fazem parte de uma série que Claude Monet fez . Todas retratam a Catedral de Ruão (Rouen Cathedral), pintadas em dias e horas diferentes... Nesta sequência, da esquerda para a direita e de cima para baixo, percebam como ela vai "tomando sol"... podemos dizer que ela fica com aparência mais Yang. Então, por contraposição, a primeira delas (a azulzinha) é a mais Yin!

Além da beleza, ela nos permite lembrar que na natureza existem ciclos - dia e noite, frio e calor, água e fogo, umidade e secura; eles se entrepõem, são opostos e complementares ao mesmo tempo.

Pronto, taí o fundamento de Yin-Yang! e aqui começa todo o entendimento da Medicina Tradicional Chinesa.

Prometo que na próxima vou postar mais barrigas, tá pai?

2 comentários:

  1. so nao coloca a foto da minha barriga por favor!!!!hehehe.

    mas sem brincadeiras, sou paciente da dri e estou muito feliz com a forma que ela vem conduzindo meu tratamento.fui "furar" minhas celulites, e ganhei um tratamento total.como mexer na minha barriga sem ir fundo a causa do problema?ela tem conseguido me harmonizar de uma maneira IMPRESSIONANTE!!!!!antes queria eliminar todos os incomodos buraquinhos da minha perna, agora ja nem me preocupo mais com isso, tamanho bem q o tratamento esta me fazendo.maos de fada, intuicao de ouro!!!!!!!!!!!!nada como uma terapeuta"artistica"pra cuidar da gente!!!!!!!!!!
    cris gloria - amiga e fa!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem dá pra contrargumentar... Mas ói, ce tá boni'dimais sô! Com isso eu tenho que concordar, a acupuntura está te fazendo muito bem mesmo! Viva Wu Shi!!!

    ResponderExcluir