Seguidores

segunda-feira, julho 27, 2009

Como melhorar o elemento terra no organismo

Dá uma olhada nessa gravura:



E agora nessa:



As duas são obras incríveis de um artista chamado Mauritis C. Escher, ou somente Escher para os íntimos... e olha, não é difícil não ficar íntimo do cara; ele é demais, te leva pra lugares que não se pode imaginar, mas na realidade pode, ele deixa. Assim será o assunto que segue - difícil de imaginar, mas na realidade, não impossível.

Peço essa inspiração toda pra tentar falar sobre um assunto que ainda causa muita polêmica: emagrecer.
Vamos direto ao ponto - como a Medicina Chinesa aborda esse tema? Simples, como aborda tantos outros: com equilíbrio. Não tem outra saída.
Ainda indo direto, na prática, como funciona? Equilibrando tudo...

Muitos dizem que o segredo para emagrecer está numa fórmula matemática - você precisa gastar mais do que ingere pro saldo ficar negativo e as pras gordurinhas a mais cobrirem a diferença; concordo - em termos!

A única diferença, pra Medicina Chinesa, é pensar que quem decide o que fica ou não no corpo não é a boca (o que você come) e sim o intestino - ele é quem faz a seleção das coisas... e sabe quem está intimamente ligado à ele? o coração (Xin)- os dois trabalham sempre juntos. Então o fator da continha não é o que você come - a conta deve ser feita com o como você sente!!

Parece simples, mas não é. Um tratamento para a obesidade requer paciência e mudança de hábitos "pensantes". Nunca se deve reduzir a quantidade de comida ingerida (isso causaria um colapso energético e uma mensagem tipo SOS pro organismo absorver tudo o que entra) e introduzir alimentos saudáveis, capazes de sossegar o coração e fortalecer o estômago (Wei) e o baço-pancreas (Pi). Aqui vão alguns deles, mas lembre-se: só um profissional poderá identificar os distúrbios associados e indicar o melhor tratamento, tá? Um grande abraço e alegrias pros nossos corações!

Pra tonificar o Xin:
ASPARGO, ALCACHOFRA, BETERRABA, AMENDOAS, CACAU, TAMARAS, VINHO TINTO, CAPIM CIDREIRA, CHA VERDE E PRETO, CARNE GRELHADA, COUVE DE BRUXELAS, LINHAÇA, AZEITONA, RÚCULA, AVEIA, PEPINO, NOZ MOSCADA, MAJERICÃO.

Para tonificar Terra-Wei e Pi:
ABÓBORA, NOZES, COUVE DE BRUXELAS, BATATA DOCE, COUVE FLOR, BAUNILHA, GEMA DE OVO, CENOURA, CHÁ DE ERVA DOCE, UVA PASSA PRETA, PEITO DE PERU, QUIABO, DAMASCO, PIMENTÃO, ALCAÇUZ, MILHO, ARROZ BRANCO, SALSÃO, MEL.

Nos dois casos evitar: cerveja, sorvetes e doces, água gelada.

2 comentários:

  1. oi Adriane, adorei o seu blog! também sou acupunturista.

    ResponderExcluir
  2. olá Rosa, seja muito bem vinda!! E por favor, fique a vontade para comentar e sugerir os temas dos posts. Um enorme abraço, Adriane.

    ResponderExcluir